COMPRE AGORA EM ATÉ 3 VEZES SEM JUROS NO BOLETO OU NO CARTÃO

CULTIVO ORGÂNICO - MARACUJÁ






O maracu
jazeiro é planta dicotíledonea da família Passifloraceae onde destaca-se o gênero Passiflora com 3 espécies importantes economicamente: Passiflora edúlis Sims f. flavicarpa Deg - o maracujá amarelo ou azedo ou peroba -, P. edúlis Sims - a maracujá roxo e o P. alata Ait - o maracujá doce.




É uma planta trepadeira, sub lenhosa, de crescimento vigoroso continuo; sistema radicular é pouco profundo, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgão de sustentação) gema florífera e gema vegetativa (origina rama) na axila da folha.




Entra em floração com 4-5 meses de vida. A flor é hermafrodita com estigmas localizados acima das antera

s (dificultando a polinização); o fruto - o maracujá - tem formato variado - globoso, ovóide oblongo, piríforme, peso 30 a 300g, 9cm de diâmetro - cor variada - amarela roxa, esverdeada, avermelhada - Quando maduro, o fruto desprende-se e cai ao chão. A polpa do fruto, de cor amarela à laranja, envolve sementes numerosas, ovais, pretas, em número de 200 por fruto; 1g de semente contém 45 sementes. O fruto murcha após 6 dias de caído. O suco do fruto tem acidez, elevada (maracujá amarelo), acidez, média (maracujá roxo e acidez baixa (maracujá doce), e sabor e aroma agradáveis. É rico em vitaminas e possui propriedades sedativas.







A composição química do suco é (por 100 gramas): Brix (13 a 15º), calorias (54 a 90), glicidios (92,2g), proteínas (2,2g), lipídios (0,7g), cálcio (13g), fósforo (17g), ferro (1,6g), potássio (360mg), vit. A (70mcg), vit. B1 (150mcg), vit. B2 (100mcg), vit. C (15,6mcg).



As espécies importantes possuem as seguintes características: 

Marac
ujá Amarelo: é a espécie de maior interesse comercial, é a mais cultivada (95% da área) no Brasil, a mais vigorosa, mais adaptada aos dias quentes. Planta com caule circular, apresenta polinização cruzada, predominantemente (responsável por frutificação tamanho do fruto e % de suco).
Fruto completa desenvolvimento em 18 dias e amadurece em 80 dias (pós abertura da flor); tem formato ovóide (alguns oblongos), peso de 70-130g.. O fruto maduro possui casca fina, cor amarelo-canário, polpa ácida, suco amarelo a amarelo-alaranjado. A planta tem produção entre 12-15t./ha mas tem potencial para produções de 30-35t./ha. Fruto com 30% de rendimento em suco.

Mara
cujá Roxo: espécie mais indicada para regiões de altitude maior e climas frios. Frutos ovóides ou globosos, coloração purpúrea quando maduros, peso de 60 a 100 gramas, com rendimento e qualidade do suco semelhantes aos do maracujá amarelo e suco com maior % de açúcar e maior teor em sólidos solúveis (brix), acidez menor (suco mais "doce"), potencialidade de produção 30-40t./ha.


Marac
ujá Doce: Planta trepadeira, vigorosa, com caule quadrangular, as flores permanecem abertas durante o dia (abrem-se pela manhã e fecham-se à noite). Frutos ovais ou periformes , peso 80 a 300g., polpa com sabor "doce acidulado" (enjoativo se tomado como refresco), próprio para consumo como fruto fresco. O rendimento em suco é menor que o do amarelo (14-20%), possui baixa acidez. É muito apreciado pelos consumidores europeus por boas características (tamanho, cor externa e aroma).Existem cerca de 530 variedades tropicais e sub-tropicais de maracujazeiro sendo 150 nativas do Brasil e 60 delas produzem frutos que podem ser aproveitados na alimentaçã


RAIO-X DA CULTURA DO MARACUJÁ



O uso de produtos naturais como alternativa de cultivo vem ganhando espaço com os agricultores.
As vantagens são inúmeras em relação aos produtos químicos.

Uma planta por ser um ser vivo sofre com a ação de produtos de alta toxidade, causando abortamento de fl

ores e a diminuição da produtividade.

Existem produtos químicos no mercado que diminuem esse problema fazendo com que a planta segure mais flores e conseqüentemente produza mais frutos, mas os efeitos colaterais são nocivos ao produtor.
A planta produz um numero maior de frutos e de também de tamanho elevado, com pouca polpa e baixo peso.
Isso se da a uma má nutrição da planta e uma tentativa química de elevar a produção.


Segue a baixo um método natural de cultivo que usa produtos orgânicos e certificados.

O cultivo é baseado na nutrição orgânica da planta sem o uso de produtos tóxicos e da prevenção de pragas e doenças.

CULTIVO ORGÂNICO - MARACUJÁ
NO PREPARO DAS MUDAS:
Dilua 1 litro de ALQUIFISH em 200 L de água.
Depois de preparadas as sacolas com o substrato umedeça com essa mistura antes de semear.
Use essa mesma mistura adicionada a 100 g de ALG-SÍLa partir do aparecimento da primeira folha verdadeira.
Repetir as pulverizações a cada 10 dias sendo que o uso do ALG-SÍL é mensal.
Diluir 1 L de PIRONIM em 200 L de água e pulverizar quinzenalmente.


OBJETIVO:
· Uma melhor qualidade de raízes.
· Um melhor aproveitamento de nutrientes.
· Nutrir a planta.
· Proteção contra fungos e bactérias.
· Um melhor enraizamento depois de plantada.
· Evita o aparecimento de lagarta de folhas e besourinhos.


NO PREPARO DO SOLO E MANUTENÇÃO:

Adubação orgânica - E uma prática importante para manter produtividade do solo, pois exerce efeitos sobre suas propriedades físicas, químicas e biológicas.


O fornecimento de matéria orgânica, na forma de esterco, é muito importante para suprir boa parte das necessidades da planta, especialmente quanto aos micronutrientes.

Como fontes de adubos orgânicos, é recomendáveis o esterco de curral, o esterco de galinha, a compostagem, etc., indicados tanto para a cova de plantio como para a lavoura em produção.



SOLO: Diluir 1 L do BOKASHI LÍQUIDO em 100 L de água e pulverizar as covas já prontas com a adubação orgânica pelo menos 7 dias antes do plantio.


MANUTENÇÃO:Diluir 1 litro do BOKASHI LÍQUIDO em 200 L de água e pulverizar a planta a cada 20 dias.

OBJETIVO:
· Aumentar a quantidade de micros organismos do solo.
· Aumentar a quantidade de Oxigênio e Nitrogênio.
· Tornar mais solúveis os macro e micros nutrientes.
· Melhora a compostagem do adubo.

USO NA PLANTA:
No 5º dia depois da muda transplantada diluir 1L de PIRONIM em 100 L de água e pulverizar  cada 15 dias.


OBJETIVO:
· Evitar o aparecimento de fungos.
· Eliminar as bactérias nocivas.
· Agir como repelente de insetos


No 10º dia depois de transplantada a muda diluir 1 L de ALQUIFISH em 200 L de água adicione 100g de ALG-SÍL e pulverize semanalmente sendo que o ALG-SÍL quinzenalmente.

OBJETIVO:

· Nutrir a planta em todo o seu estado evolutivo.
· Facilitar a Mitose (divisão celular).
· Criar uma barreira física no caule, folhas e frutos.
· Auxiliar o desenvolvimento da raiz.
· Diminuir o abortamento de flores.
· Produzir frutas com maior quantidade de polpa.
· Evitar manchas e falhas nos frutos.
· Garantir frutas com alto valor nutritivo.
· Mais frutos colhidos por ha.A não degradação do solo

BOKASHI LÌQUIDO: Recupera o áreas de solo desgastado por uso continuo e ação química, estimula a proliferação dos micro organismos benéficos que por sua vez auxiliam na decomposição da parte orgânica do adubo produzindo assim altas concentrações de Nitrogênio e Oxigênio.

ALQUIFISH Nutri a planta e melhora a capacidade das raízes absorverem os nutrientes disponíveis na adubação, melhora a captação de clorofila, garante uma melhor produção e um adiantamento de ciclo.

ALG-SÍL Cria barreira física em volta das folhas impedindo a ação de pragas e doenças, auxilia na Mitose e fortalece a resistência natural da planta.

PIRONIM Composto a base de ÓLEO DE NEEM atua como inseticida, bactericida e fungicida, tem ação repelente e coíbe a produção de Aflatoxinas.

OBSERVAÇÃO:
O objetivo desse tratamento é a prevenção e a melhora de produção sem o uso de agrotóxicos, é preciso um monitoramento constante da plantação e no caso de alguma incidência de praga comunicar o Responsável Técnico.


Marcos Castilho
Responsável Técnico
(17) 99175 7629 Claro
(17) 99738 5502 Vivo
Skype: marcosjc1964

3 comentários:

  1. Para além de ser didáctico, o artigo é esclarecedor e deixa-nos com uma ideia quasi completa sobre as normas para o cultivo da planta. Obg. Henrique.

    ResponderExcluir
  2. trabalho com bioestiulante, silicio e oleo de neem,tambem torta do neem. e é real a ação destes produtos nas plantas. davidvir30@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Excelente material. Muito obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir